sexta-feira, 17 de agosto de 2012

Histórico

 

 

     Colonização da Inglaterra!

 

      A incursão dos ingleses no processo de colonização do continente americano conta com determinadas particularidades que o difere sensivelmente da experiência colonial promovida por portugueses e espanhóis. Entre outras razões, podemos apontar o processo tardio de colonização, a natureza espontânea da ocupação dos territórios e as características do litoral norte-americano como pontos fundamentais na compreensão da colonização.No governo da rainha Elizabeth I (1558 – 1603), a Inglaterra ingressou na economia mercantilista ao investir na construção de novas embarcações e no comércio marítimo. Nesse contexto, a pirataria se tornou uma importante fonte de lucros sustentada no assalto de navios espanhóis que saíam do Caribe com destino à Europa. Nesse mesmo período tentaram empreender a colonização de região norte-americana com a organização de três expedições comandadas por Walter Raleigh. O insucesso dessas primeiras expedições só foi revertido com a criação da colônia de Virgínia, em 1607. Depois disso, o processo de colonização britânico ganhou força com a política de cerceamentos, que expulsou os pequenos agricultores de suas propriedades, forçando-os a buscar outras possibilidades no Novo Mundo. Concomitantemente, os conflitos religiosos que tomaram conta da Inglaterra após a reforma anglicana também motivaram a imigração dos puritanos ingleses para a América.

     Com o passar do tempo, esse processo de colonização estabelecida por meio da ação autônoma de determinados indivíduos passou a ganhar características mais diversas. Na região norte, a colonização de povoamento teve que suplantar grandes dificuldades que com a posterior consolidação de pequenas propriedades e o uso de mão de obra livre permitiram a formação de um comércio diversificado sustentado pela introdução da manufatura e o surgimento de um mercado consumidor. Na região sul, as especificidades geográficas e climáticas propiciaram um modelo de colonização distinto.

 

   *Guerra dos cem anos *

   Em fevereiro de 1328 morreu o rei Carlos IV. Eduardo III da Inglaterra tinha direitos ao reinado francês por ser sobrinho de Carlos, mas os nobres franceses preferiram Filipe de Valois, quem reinou com o nome de Felipe VI.

   Em 1337, Filipe VI confiscou o ducado da Aquitânia. Isto acabou por desencadenar um conflito aberto entre Inglaterra e França que viria a chamar-se Guerra dos Cem Anos. As primeiras vitórias foram para os ingleses, superiores militarmente: em 1340, na batalha naval de Sluys, em 1346 em Crécy e em 1347 em Calais. Esta cidade permaneceria no poder dos ingleses até 1558.

 

   *Guerra das duas rosas*

   A Guerra das duas Rosas (1455-1485) foi o conjunto de conflitos intermitentes que enfrentou aos membros e partidários da Casa de Lancaster contra os da Casa de York, pretendentes ao trono da Inglaterra. Ambas famílias reais tinham origem comum na Casa Real, como descendentes do rei Eduardo III. O nome "Guerra das Duas Rosas" ou "Guerra das Rosas" não foi utilizado na sua época, mas procede dos emblemas de ambas casas reais. Por um lado estava a rosa vermelha dos Lancaster e pelo outro a rosa branca de York.

 

 Fatos históricos e importantes:

  *  Revolução Gloriosa: Divergências religiosas e tributárias levam o rei Charles I, no poder entre 1625 e 1649, a dissolver o Parlamento. Em 1640, porém, uma rebelião na Escócia (anexada em 1603) faz com que o rei convoque o Parlamento, que se recusa a votar recursos para reprimir o movimento. O resultado é uma guerra civil entre as forças monárquicas e as do Parlamento, lideradas por Oliver Cromwell. A vitória de Cromwell leva à proclamação da República em 1649 e à execução do rei.

 

  * Thatcherismo: Em 1979, os conservadores, liderados por Margaret Thatcher, derrotaram os trabalhistas. Nos anos 80, a maior parte do setor público é privatizada e os sindicatos são enfraquecidos. O desemprego cresce, mas é compensado pela descoberta de petróleo no mar do Norte.

 

  * Morte de Daiana: Na madrugada de 31 de agosto, morre em acidente de trânsito em Paris a princesa Diana divorciada do príncipe Charles desde agosto de 1996.

 

  * Tratado de Methuen entre a Inglaterra e Portugal. Prepara a entrada na Guerra de Portugal, ao lado das potências protestantes dirigidas pela Inglaterra. que aconteceu no dia 27 de dezembro de 1073.

Nenhum comentário:

Postar um comentário